Sociedade Rio-Grandense de Bioética

SORBI - Sociedade Rio-grandense de Bioética

É uma sociedade, devidadamente registrada no Cartório de Registros Especiais, sem fins lucrativos, aberta àqueles que quiserem se associar preenchendo os requisitos legais, se compõem de associados que desejam discutir, promover e divulgar a Bioética.

Se dedica a promover seminários sobre esses temas, por sí ou em associação com outras entidades, estimulando o debate sobre ética e bioética em nível de atendimento à saúde, justiça social, relações humanas, e meio ambiente.
Começou a operar em agosto de 1999, da decisão comum de um grupo bem heterogêneo, convidados pelo Prof. Joaquim Clotet para organizar e realizar em Porto Alegre em junho do ano seguinte o 2°Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Bioética.

De lá para cá, não só operacionalizou o Congresso Nacional como já está a preparar a 3ª Jornada Sul Rio-grandense, de âmbito regional mas que acaba envolvendo como aconteceu com os dois antecedentes todo o cone sul do continente.

Para esses encontros conseguiu trazer a Porto Alegre nomes internacionalmente importantes nesta área de estudo como os Prof. Robert Veatch, Ronald Green, Benjamin Wilfond, Florencia Luna, Salvador D. Bergel, Alcira Bonilla, José Alberto Mainetti, sendo que em 2003 o Prof. Diego Gracia.

A SORBI tem estabelecido parcerias de trabalho e de eventos com a cadeira de Bioética da Faculdade de Medicina da PUCRS, com o Hospital São Lucas, com o Hospital de Clínicas da UFRGS, com a UNISINOS, com o CREMERS , com a Escola de Saúde Pública.

Os associados da SORBI variam grandemente como indivíduos e pela sua cultura, mas partilham uma humanidade comum, aquela que permite a cada ser humano comunicar-se e estabelecer uma relação moral com todos os outros seres no planeta.

Comummente "Bioética" é compreendida e tratada como sinônimo de "Ética Médica". Assim é porque a maioria dos Centros de Bioética estão situados em Escolas Médicas, e se ligam a assuntos de medicina, ou de cuidados com a saúde, tecnologia médica e algumas incursões em pesquisa com seres humanos. "Bioética" tem uma significação muito mais ampla. Quando van Rensselaer Potter criou o termo Bioética ele tinha em mente uma intersecção de filosofia moral com as ciências da vida em geral.

Bio Tecnológia, Saúde, Justiça, Transplantes , Alimentação, Condições de Existência, Clonagem, Engenharia Genética, Fecundação, Fim de Vida, Começo de Vida, Eutanásia, Aborto, Transgenia, são Temas que merecem e necessitam ser encarados para podermos conviver com justiça.

 

ACESSE

Revista Eletrônica da SORBI